Histórico
A Lei de Coulomb é uma lei da física que descreve a interação eletrostática entre partículas eletricamente carregadas.
Foi formulada em 1783 pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb.
A Balança de Torção
No caso do experimento de Coulomb, a balança de torção consiste em um braço horizontal em perfeito equilíbrio, que está suspenso de um fio especial que é o que se vai retorcer por efeito das ações elétricas entre as cargas. Em um dos extremos da barra horizontal, está situada uma esfera B, e unido ao fio vai um disco D graduado, que gira ao mesmo tempo que o fio.Se carregamos de eletricidade à esfera B e depois colocamos em suas proximidades a outra esfera A, também carregada de eletricidade de mesma natureza, se produz a repulsão entre as cargas elétricas das ditas esferas. Como a esfera A está fixa, a B pode ser movida com grande facilidade, este giro se mede no disco D. Na realidade Coulomb media era o ângulo de giro ou torção, mas ele já sabia que esse ângulo é diretamente proporcional à força que produzia a torção do fio, isto é, a força elétrica entre as cargas.
Coulomb conseguiu demonstrar que a lei newtoniana da razão inversa dos quadrados rege também a atração e a repulsão das massas elétricas e magnéticas. A primeira lei numérica no vasto campo dos fenômenos elétricos estava descoberta.
Enunciado
O módulo da força entre duas cargas elétricas puntiformes (q1 e q2) é diretamente proporcional ao produto dos valores absolutos (módulos) das duas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância r entre eles.
Esta força pode ser atrativa ou repulsiva dependendo do sinal das cargas. (Diferente por exemplo da força Gravitacional que é somente atrativa).
É atrativa se as cargas tiverem sinais opostos. É repulsiva se as cargas tiverem o mesmo sinal.