Translate

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Corrente Elétrica

Definição

A corrente elétrica designa o movimento ordenado de cargas elétricas (partículas eletrizadas chamadas de íons ou elétrons) dentro de um sistema condutor, o qual apresenta uma diferença de potencial elétrico (ddp) ou tensão elétrica.
Bom, o sistema condutor a cima citado refere-se, para a maioria dos casos, a fios metálicos que são excelentes condutores elétricos, geralmente de Cobre. 

Olhando os fios condutores a cima, podemos dizer que não há movimento algum de cargas neles, porém isso é um engano total. Na verdade qualquer condutor, mesmo não estando ligado à uma fonte de tensão possui movimento das cargas elétricas. Isso mesmo! Isso acontece porque nada está em estado absoluto de repouso e só a agitação térmica das partículas proporcionam um fluxo desordenado dos elétrons livres nos condutores.

Se trassássemos um plano (S) em um fio condutor, transversalmente, ficaríamos surpresos ao observar elétrons livre cruzando a superfície em ambas as direções. Esse movimento é aleatório, porém em qualquer instante de tempo, a quantidade de elétrons que passa de um lado é a mesma que cruza para o lado oposto, sendo assim o fluxo em qualquer direção é zero.



Assim, para que esses elétrons tomem uma direção e mantenham um fluxo ordenado é necessária uma diferença de potencial, que possibilite o movimento dessas cargas.

Pilha

Como já vimos em uma outra postagem aqui do blog sobre tensão elétrica, a pilha ela fornece uma diferença de potencial através do acúmulo de cargas em seus terminais. Assim quando conectamos um fio condutor nos terminais de uma bateria, estabelecemos uma tenção entre esses pontos e consequentemente uma corrente elétrica. Os elétrons livre do condutor e em excesso no terminal negativo da pilha fluem através do condutor até o terminal positivo da bateria, esse não é um processo infinito pois os íons que compõe o polo positivo da pilha absorvem esses elétrons em excesso. Entretanto, a pilha não acaba instantaneamente porque uma ação química da pilha elétrons são adicionados ao polo negativo para compensar aqueles que partiram.

Em fim podemos dizer o seguinte, a tensão estabelecida entre os terminais, direcionou um fluxo de elétrons através do condutor.

Enunciado




Observando a imagem a cima, temos um corte transversal ao fio condutor que possui um fluxo de elétrons direcionado e com uma intensidade definida.

Se 1 Coulomb de carga passar através dessa seção em 1 segundo, diz-se que o fluxo de corrente é equivalente a 1 Ampère. 

Daí, tiramos a equação descrita na imagem, onde:

i = Intensidade da corrente elétrica, medida em Ampères (A).
Q = Quantidade de carga, medida em Coulomb (C).
t=intervalo de tempo, medido em (s).

A unidade Ampère (A), é em homenagem a André Marie Ampère grande físico e matemático francês.