Translate

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Campo Elétrico

Definição

Campo elétrico é a região ao redor de uma carga (positiva ou negativa), na qual, ao se colocar um corpo eletrizado, este fica sujeito a uma força elétrica.

Campo Elétrico x Campo Gravitacional

Isso é análogo ao campo gravitacional. O fato de um corpo possuir massa  gera em torno de si um campo gravitacional que exerce um força atrativa gravitacional sobre outros corpos.



É importante perceber que um campo elétrico só pode ser detectado a partir da interação com uma carga de prova, se não existir interação com a carga significa que o campo não existe naquele local.



Bom gente isso é obvio, porque o campo também tem um alcance quando comparado com a carga, imagine um buraco negro que você possa ver, você estará seguro de não ser incorporado a este, se estiver a uma distancia x que a gravidade dessa singularidade não te atinja e a uma velocidade especifica. Da mesma forma um copo carregado só interage com um corpo que invade seu campo de atuação! 


Vetor Campo Elétrico


Quando o campo elétrico é criado em uma carga positiva ele, por convenção, terá um sentido de afastamento.
Quando o campo elétrico é criado em uma carga negativa ele, por convenção, terá um sentido de aproximação.



Ao mover uma carga elétrica de prova em um campo elétrico, ela ficará sujeita a diferentes intensidades de força elétrica. Em cada ponto do campo elétrico definimos um vetor campo elétrico (E). A intensidade desse campo é dada pela seguinte expressão:


Na expressão acima, (E) é o vetor campo elétrico e (F) é o vetor força elétrica sobre a carga de prova (q), no ponto considerado. No Sistema Internacional de Unidades, a unidade para o campo elétrico é newton por coulomb (N/C). A partir da definição anterior, podemos escrever:

Características dos Vetores F e E


Se a carga elétrica é positiva (q > 0), F e E  têm o mesmo sentido
Se a carga elétrica é negativa (q < 0), F e E  têm sentidos opostos


Assista ao Aula pra entender melhor:







































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua crítica, seu elogio, sua opinião!